O que é Mobile First?

Adicionado por Televisita em 10/11/2017

O acesso à internet por meio de dispositivos mobiles vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 92,1% dos acessos a rede passaram a ser feitos por celulares ou tablets, coisa que não acontecia antigamente, quando os acessos eram feitos em sua maioria via desktop.

Com isso, um desafio foi criado: como colocar numa tela de celular, que é bem menor que displays de computadores, todo o conteúdo presente em sites feitos para serem vistos em desktops?

O Mobile First surgiu para solucionar esse problema. Se o mundo inteiro está passando mais tempo acessando a internet por dispositivos móveis, por que não desenvolver primeiro a versão mobile do site, para depois adaptá-la para o desktop? No mundo mobile, informação demais prejudica, por isso o simples é a palavra de ordem. No Mobile First você elimina elementos desnecessários e coloca no site os principais serviços/produtos/necessidades da sua empresa, o que gera uma experiência rápida e intuitiva para os usuários em uma interface agradável.

Colocar o mobile em primeiro lugar gera várias vantagens como integrar seu site com aplicativos de mensagens e GPS, como WhatsApp e Waze , ampliando a experiência do usuário para um patamar que o desktop nunca conseguirá ter.

Facebook, Twitter e Linkedin são algumas das empresas que já aderiram a esse formato. O Google readaptou todos seus serviços em função dele e rankea melhor os sites que possuem uma boa versão mobile.

O site da Televisita foi criado com esse conceito Mobile First e estamos desenvolvendo nossa nova plataforma para clientes baseado nele também.

Confira abaixo o layout do nosso site na versão mobile: